sábado, 12 de setembro de 2009

Texto de reflexão: Livro Vinha de Luz

Véus

                  "Mas quando se converterem ao Senhor, então o véu se tirará." - Paulo. (II CORÍNTIOS, 3:16.) 

Não é fácil rasgar os véus que ensombram a mente humana.

Quem apenas analisa, pode ser defrontado por dificuldades inúmeras, demorando-se muito tempo nas interpretações alheias.

Quem somente se convence, pode tender ao dogmatismo feroz.

Muitos cientistas e filósofos, escritores e pregadores assemelham-se aos pássaros de bela plumagem, condenados a baixo vôo em cipoais extensos. Vigorosas inteligências, temporariamente frustradas por véus espessos, estão sempre ameaçadas de surpresas dolorosas, por não se afeiçoarem, realmente, às verdades que elas mesmas admitem e ensinam.

Exportadores de teorias, olvidam os tesouros da prática e dai as dúvidas e negações que, por vezes, lhes assaltam o entendimento. Esperam o bem que ainda não semearam e exigem patrimônios que não construíram, por descuidados de si  próprios.

Conseguem teorizar valorosamente, aconselhar com êxito, mas, nos grandes momentos da vida, sentem-se perplexos, confundidos, desalentados... É que lhes  falta a verdadeira transformação para o bem, com o Cristo, e, para que sintam efetivamente a vida eterna com o Senhor, é indispensável se convertam ao serviço de redenção. Somente quando chegam a semelhante cume espiritual é que se libertam dos véus pesados que lhes obscurecem o coração e o entendimento, atingindo as esferas superiores, em vôos sublimes para a Divindade. 
 
 
 
 

Texto de reflexão de 19/08/2009

Livro Vinha de Luz

Pelo Espírito de Emmanuel

Pág.32  
 

Mensagem de Joanna de Angelis - CONSIDERANDO A LIBERDADE


CONSIDERANDO A LIBERDADE


Ardorosos propagandistas da liberdade ateiam o fogo da revolução, propondo a destruição dos impositivos escravagistas, fomentando lamentáveis guerras de extermínio, em cujos campos juncados de cadáveres são hasteadas as bandeiras dos "direitos dos homens".

Sinceros lidadores do bem, apiedados da situação dos escravos submetidos a hediondo jugo, por preconceito de cor, de raça, de religião, estimulam os ideais de liberdade, arrojando fora as cangas impiedosas da dominação arbitrária, muitas vezes doando a própria vida em favor da causa que abraçam.

Diplomatas infatigáveis exaurem-se em tentativas de acordos pacíficos, lutando tenazmente para arrancar da servidão povos minoritários e nações esfaceladas pelas lutas intestinas ou alienígenas, restaurando-lhes a liberdade.

Economistas cuidadosos e sociólogos abnegados trabalham afanosamente, conquistando para os diversos povos da Terra a liberdade através do equilíbrio da balança financeira internacional, que ainda padece de monopólios infelizes.

Sanitaristas e profissionais da saúde mergulham nos laboratórios de pesquisa, buscando debelar as causas matrizes das doenças que dizimam multidões, oferecendo-lhes a liberdade de movimento e equilíbrio, na conjuntura carnal.

A liberdade real, no entanto, transcende aos fatores e circunstâncias ambientais.

Com sabedoria ensinou o Mestre: — "Buscai a verdade e a verdade vos libertará."

Somente a perfeita identificação da criatura com o Criador concede-lhe a liberdade plena.

Nos países civilizados, onde os ideais da liberdade levantaram respeitáveis estados democráticos, pululam os escravos das ambições inferiores que menoscabam os direitos do próximo e promovem métodos de abomináveis dependências; transitam pelas imensas avenidas do Orbe os dependentes das drogas sob estigmas cruéis; movimentam-se milhões de submissos à sexualidade tresvariada1, em estados desesperadores; multiplicam-se os dependentes de viciações várias a que se entregam, em marcha inexorável para o suicídio ou a loucura...

Prisioneiros das necessidades dissolventes não fruem das liberdades humanas, antes, delas se utilizam, para mais vitalizarem os caprichos e os condicionamentos a que se jugulam2, em alucinadas buscas do prazer extenuante.

Respeita os heróis de todos os povos, que libertaram as pátrias da subjugação externa, sacrificando-se pelo ideal que abraçavam.

Luta, no entanto, pela libertação interior dos algozes que residem no teu mundo íntimo, vencendo com crueldade os teus propósitos superiores.

Livre é todo aquele que ama, serve e crê, não se impondo a ninguém e porfiando no combate da luz contra a treva que tenta obstaculizar3 a verdade que liberta para sempre.

...E se for necessário dar a vida física, sob qual condição seja, para que a mensagem do Senhor atinja as criaturas do teu caminho, alegra-te e doa-a, porquanto morrendo, nascerás para a vida plena e livre.


Joanna de Ângelis
Livro: Otimismo [Divaldo P. Franco]


_____________________________

tresvariado - acompanhado de desatinos; acompanhado de falta de juízo.
jugular - dominar moralmente ou pela força.
obstaculizar - criar dificuldade, impedimento, obstáculo.


Texto de reflexão: Livro Vinha de Luz

Indicação de Pedro

              "Aparte-se do mal, e faça o bem; busque a paz, e siga-a." - Pedro. (I PEDRO, 3:11.) 

A indicação do grande apóstolo, para que tenhamos dias felizes, parece extremamente simples pelo reduzido número de palavras, mas revela um campo  imenso de obrigações.

Não é fácil apartar-se do mal, consubstanciado nos desvios inúmeros de nossa alma através de consecutivas reencarnações, e é muito difícil praticar o bem, dentro das nocivas paixões pessoais que nos empolgam a personalidade, cabendo-nos ainda reconhecer que, se nos conservarmos envolvidos na túnica pesada de nossos velhos caprichos, é impossível buscar a paz e segui-la.

Cegaram-nos males numerosos, aos quais nos inclinamos nas sendas evolutivas, e acostumados ao exclusivismo e ao atrito inútil, no desperdício de energias sagradas, ignoramos como procurar a tranqüilidade consoladora. Esta é a situação real da  maioria dos encarnados e de grande parte dos desencarnados que se acomodam aos círculos do homem, porque a morte física não soluciona problemas que condizem com o foro íntimo de cada um.

A palavra de Pedro, desse modo, vale por desafio generoso.

Nosso esforço deve convergir para a grande realização.

Dilacere-se-nos o ideal ou fira-se-nos a alma, apartemo-nos do mal e pratiquemos o bem possível, identifiquemos a verdadeira paz e sigamo-la. E tão logo alcancemos as primeiras expressões do sublime serviço, referente à própria edificação, lembremo-nos de que não basta evitar o mal e sim nos afastarmos dele, semeando sempre o bem, e que não vale tão-somente desejar a paz, mas buscá-la e segui-la com toda a persistência de nossa fé. 
 
 
 

Texto de reflexão de 26/08/2009

Livro Vinha de Luz

Pelo Espírito de Emmanuel

Pág.33

Humildade [Joanna de Ângelis]


No culto da humildade não tenhas a presunção de resolver todos os problemas que te chegam.

Joanna de Ângelis



Boa Nova

"Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados."

Paulo [I Coríntios, 15:51]


Texto de reflexão: Livro Vinha de Luz

Em peregrinação

                  "Porque não temos aqui cidade permanente, mas buscamos a futura." - Paulo.(HEBREUS, 13:14.) 

Risível é o instinto de apropriação indébita que assinala a maioria dos homens.

Não será a Terra comparável a grande carro cósmico, onde se encontra o espírito em viagem educativa?

Se a criatura permanece na abastança material, apenas excursiona em aposentos mais confortáveis.

Se respira na pobreza, viaja igualmente com vistas ao mesmo destino, apesar da condição de segunda classe transitória.

Se apresenta notável figuração física, somente enverga efêmera vestidura de aspecto mais agradável, através de curto tempo, na jornada empreendida.

Se exibe traços menos belos ou caracterizados de evidentes imperfeições, vale-se de indumentária tão passageira quanto a mais linda roupagem do próximo, na peregrinação em curso.

Por mais que o impulso de propriedade ateie fogueiras de perturbações e discórdias, na maquinaria do mundo, a realidade é que homem algum possui no chão do Planeta domicílio permanente. Todos os patrimônios materiais a que se atira, ávido de possuir, se desgastam e transformam. Nos bens que incorpora ao seu nome, até o corpo que julga exclusivamente seu, ocorrem modificações cada dia, impelindo-o a renovar-se e melhorar-se para a eternidade.

Se não estás cego, pois, para as leis da vida, se já despertaste para o entendimento superior, examina, a tempo, onde te deixará, provisoriamente, o comboio da experiência humana, nas súbitas paradas da morte. 
 
 
 

Texto de reflexão de 02/09/2009

Livro Vinha de Luz

Pelo Espírito de Emmanuel

Pág.34

Boa Nova

"Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros para que sareis."

[Tiago, 5:16]



Palavras [Emmanuel]

"Reflete no tesouro da fala e ajuda ao próximo com as boas palavras."
Emmanuel