sexta-feira, 14 de novembro de 2008

FIDELIDADE DOUTRINÁRIA

FIDELIDADE DOUTRINÁRIA

                                                                                    José Passini                                                  

 

         Há pessoas que estão sempre a buscar atalhos, soluções prontas, para agirem sem o esforço da análise, do exame cuidadoso, conforme recomenda o Apóstolo Paulo: "Examinai tudo; retende o bem." (I Ts, 5: 21). Essas pessoas, por certo, ainda não entenderam a inspirada assertiva do Codificador, ao grafar na folha-de-rosto do primeiro livro eminentemente religioso da Doutrina, O Evangelho segundo o Espiritismo: "Fé inabalável só o é a que pode encarar frente a frente a razão, em todas as épocas da Humanidade." O esforço para a construção dessa fé inabalável é penoso para aqueles que desejam receber tudo pronto. Os que assim se posicionam têm muitas dúvidas no terreno da fidelidade doutrinária. Seria do seu agrado o estabelecimento de um index para orientar o que deveriam ler, de um manual de procedimentos para as atividades desenvolvidas nos centros espíritas e, também, de uma cartilha de orientação para o seu próprio procedimento em sociedade.

 

         Em relação à fidelidade doutrinária, há posições as mais variadas assumidas pelas pessoas. Há aquelas que desejariam houvesse uma lista de obras "condenadas", o que lhes facilitaria a escolha para a leitura de informações seguras, sem terem que "esquentar a cabeça". No outro extremo, outras há que reagem negativamente a qualquer tipo de avaliação ou de juízo formulado sobre uma publicação, tachando tal ato como estabelecimento de um index.

 

         Nesse contexto, deve ser lembrado que uma das características marcantes do Espiritismo é exatamente a liberdade que confere aos seus profitentes. Liberdade aprendida com Jesus, que nunca constrangeu ninguém a fazer ou deixar de fazer algo, simplesmente porque lhe fora ordenado. O Mestre sempre buscava levar o ouvinte a entender os seus ensinamentos, raciocinando sobre eles, o que obtinha através dos diálogos que estabelecia.

 

         Muitas passagens discutíveis do Novo Testamento, muitas palavras e frases atribuídas a Jesus, lá estão porque o Alto o permitiu. Apesar de muitos cortes, acréscimos e adaptações, o essencial foi conservado intacto. O que se tornou objeto de discussão serve para aprendermos a raciocinar em termos de fé e exercitarmos o bom-senso. Se Jesus tivesse vindo para trazer-nos fórmulas acabadas de salvação – tão a gosto dos simplistas – não teria sido carpinteiro, mas sim canteiro, pois trabalhando com pedras teria oportunidade de deixar seus ensinamentos insculpidos em lajes, como verdadeiras "receitas" de salvação, a serem seguidas ipsis verbis pelos séculos afora. Esse desejo do Mestre, de conduzir seus discípulos ao estudo e à reflexão, fica muito claro quando recomenda: "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." (Jo, 8: 32).

 

         Dentro dessa perspectiva, como encontrar o ponto de equilíbrio entre os que querem um index e um manual de procedimentos, e aqueles que advogam liberdade ampla, total e irrestrita? Avaliar se uma obra ou uma prática está em consonância com os princípios doutrinários é tarefa para quem conhece realmente a Doutrina. Daí, a necessidade do estudo, da reflexão, da análise serena e desapaixonada, a fim de que se chegue à conclusão do que está de acordo e do que está em confronto com as verdades que o Espiritismo esposa.

 

         A preservação da fidelidade doutrinária no que diz respeito às práticas desenvolvidas  numa entidade espírita é mais fácil, pois ninguém usaria velas, bebidas, fumaça, roupas especiais, imagens, rituais, etc. Entretanto, quando se trata do uso da palavra, seja oralmente, seja por escrito, a tarefa de verificação se torna mais difícil. Mais difícil porque esbarra, quase sempre, no personalismo camuflado numa capa de inovação, renovação, atualização, etc.

 

         A mediunidade tem sido veículo para a divulgação de muitas "novidades" que deveriam ter merecido acurado exame antes de se terem transformado em folhetos e, principalmente, em livros. Infelizmente, o encantamento provocado pelo fenômeno ainda oblitera a visão de muitos, conduzindo-os a entendimentos equivocados.

 

         Se houvesse mais estudo da Codificação, por certo o número de obras anti-doutrinárias existentes, tanto pela ação de médiuns quanto de leitores seria bem menor, para não dizermos nulo. Temos o exemplo maior em Kardec, que se conservou sereno e judicioso, embora a imensa emoção que deve ter sentido ao comprovar a imortalidade da alma, ao "descobrir" o Mundo Espiritual, e ao verificar o relacionamento efetivo entre encarnados e desencarnados.  É oportuno seja lembrada a sempre atual advertência de Erasto, que Kardec inseriu em O Livro dos Médiuns: "Melhor é repelir dez verdades do que admitir uma única falsidade, uma só teoria errônea." (item 230).

 

         A necessidade do uso do bom-senso no campo da mediunidade é evidenciada desde os tempos apostólicos, conforme se aprende com o Apóstolo Paulo  – seguramente a maior autoridade em assuntos mediúnicos no Cristianismo nascente – que recomenda: "E falem dois ou três profetas, e os outros julguem." (I Co, 14: 29). O mesmo cuidado é recomendado por João: "Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus; porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo". (I Jo, 4: 1).

 

         Essas recomendações continuam atualíssimas, diante do momento que vivemos, pois atravessamos um período que nos requer muita atenção relativamente à fidelidade doutrinária, principalmente no campo mediúnico voltado à produção de livros. Note-se que o vocábulo produção é intencionalmente usado aqui para substituir publicação, pela verdadeira avalancha de obras mediúnicas que invadem as prateleiras das livrarias.

 

         Há uma ânsia desenfreada de se publicar tudo o que médiuns invigilantes produzem, sequiosos de verem seus nomes em capas de livros. Há editoras que descobriram um verdadeiro filão de ouro no meio espírita. Muitos dos que adquirem livros pensando estarem ajudando instituições de amparo a necessitados  não são informados do que resta no final, depois de deduzidas as despesas e os ganhos das editoras... Se há grande profissionalismo editorial, felizmente, o profissionalismo mediúnico, no que se refere à literatura espírita ficou restrito a conhecida família, que não mais se pode dizer espírita, mas sim praticante de mediunidade apenas.

 

         Os adversários do Espiritismo de há muito desistiram de combatê-lo através de ataques exteriores. Agora, eles se imiscuem no nosso meio, onde quase que imperceptivelmente, valendo-se da invigilância de muitos, buscam lançar o descrédito através de mensagens fantasiosas, quando não ridículas. Por isso, no quadro atual, mais que nunca, os médiuns devem pôr em prática o "Vigiai e orai, para que não entreis em tentação (...)". (Mt, 26: 41).         

                             

         Diante do exposto, fica claro que não se pode nem estabelecer um manual de procedimentos, nem elaborar um index, objetivando a preservação da fidelidade doutrinária. Mas, então, como proceder diante dessa quantidade imensa de obras inovadoras e de posicionamentos inusitados, cujas "revelações" e "modernizações" vão desde o simplesmente discutível ao claramente anti-doutrinário?      

     

         Em atitudes discretas, equilibradas, ao amparo da oração sincera, cada espírita consciente deve constituir-se em guardião fiel dos princípios doutrinários, o que conseguirá através do estudo, da reflexão, do uso do bom-senso.

                                                                                    

Publicado na Revista Internacional de Espiritismo em Nov. 2003

passinijose@yahoo.com.br

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Texto de hoje: Livro Pão Nosso


QUE  DESPERTAS?

 "De sorte que transportavam os enfermos para as ruas e os punham em leitos e em camilhas para que ao menos a sombra de Pedro, quando este passasse, cobrisse alguns deles." – Atos, 5:15

 

O conquistador de glórias sanguinolentas espalha terror e ruínas por onde passa.

O político astucioso semeia a desconfiança e a dúvida.

O juiz parcial acorda o medo destrutivo.

O revoltado espalha nuvens de veneno sutil.

O maledicente injeta disposições malignas nos ouvintes, provocando o verbo desvairado.

O caluniador estende fios de treva na senda que trilha.

O preguiçoso adormece as energias daqueles que encontra, inoculando-lhes fluidos entorpecentes.

O mentiroso deixa perturbação e insegurança, ao redor dos próprios passos.

O galhofeiro, com a simples presença, inspira e encoraja histórias hilariantes.

Todos nós, através dos pensamentos, das palavras e dos atos, criamos atmosfera particular, que nos identifica aos olhos alheios.

A sombra de Simão Pedro, que aceitara o Cristo e a Ele se consagrara, era disputada pelos sofredores e doentes que encontravam nela esperança e alívio, reconforto e alegria.

Examina os assuntos e as atitudes que a tua presença desperta nos outros. Com atenção, descobrirás a qualidade de tua sombra e, se te encontras interessado em aquisição de valores iluminativos com Jesus, será fácil descobrires as próprias deficiências e corrigi-las.

 

 

Texto de reflexão de 12/11/2008

Livro Pão Nosso

Pelo Espírito de Emmanuel

Pág.355

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Boa Nova


"Que faremos para executarmos as obras de Deus? Jesus respondeu, e disse-lhes: a obra de Deus é esta: que creiais naquele que Ele enviou."
[Jesus - Jo. 6: 28 e 29]

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Como alcançar o sucesso

Se desejas, realmente, um método eficiente para ser mantido o alto índice de produtividade, evitando insucessos continuados ou erros constantes, elege a meditação como hábito salutar em tua vida.

Joanna de Angelis



Mensagem de Joanna de Angelis - HUMILDADE

Humildade

Humildade, Humildade!...

A humildade é uma virtude que se ignora. Por isso mesmo não se ensoberbece nem se desvaria.

Quanto mais se oculta mais se aformoseia e, quando ignorada, é qual madrugada rutilante abrindo o dia para o sol.

A humildade é espontânea e, para ser legítima, não se improvisa. Deve ser cultivada com perseverança e desenvolvida infatigavelmente.

Onde surjam suas primeiras manifestações, também aí aparecem adversários vigorosos.

A vida moderna, com falsos conceitos, conspira contra sua vitalidade, proclamando-a covardia e fraqueza...

No entanto, a humildade não pode ser confundida com a timidez nem com o medo.

Não é uma virtude estática, mas dinâmica. Por essa razão, não é parasitária nem acomodatícia.

É força combativa, movimento atuante.

Somente os caracteres bem modelados podem senti-la.

Sofrer humildemente não significa acomodar-se à dor; antes, é lutar heroicamente por vencer a aflição sem, contudo, rebelar-se.

É mais fácil revidar uma ofensa do que desculpá-la, vencendo todos os impulsos inferiores que residem no imo.

Quando a humildade se submete aos fortes e se revolta contra os fracos, entenebrece-se, fazendo-se servilismo. No entanto, silencia quando acusada pelos poderosos ou quando ofendida pelos fracos.

A humildade ajuda sem jactar-se, como o regato precioso que ignora o bem que espalha; qual sol sorridente que desconhece a vitalidade que difunde; como fruto abençoado que não sabe o excelente paladar de que é constituído...

Se te causticam as forças da revolta e te ferem os aguilhões do desespero, semeia hoje a humildade no coração.

Talvez amanhã continues o mesmo. Dia virá, porém, em que germinará a benção da excelsa virtude, enflorescendo tua vida.

Confia, espera e, servindo com destemor, experimentarás a harmonia decorrente de tudo sofrer, humildemente, por amor ao Grande Amor de todos os amores.



Joanna de Ângelis
Livro: Messe de Amor [Divaldo P. Franco]

------------------------------------------------------------------------ Você está recebendo este e-mail porque se cadastrou no Grupo de Cárita. Caso não queira mais receber nossas mensagens, envie um e-mail com  o assunto REMOVER para: carita@rio.rj.gov.br ------------------------------------------------------------------------